terça-feira, 22 de outubro de 2013

Biografia dos autores

Fernando Sabino

             Fernando Sabino nasceu em 12 de outubro de 1923 em Belo Horizonte. Aprendeu a ler em casa, teve seu primeiro emprego como locutor de rádio.
             Ingressou na Faculdade de Direito em 1940, no mesmo tempo em que começou como Redator na Folha de Minas.
             Mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalho em 1944 e em 1946 forma-se em direito, viajando no mesmo ano com Vinícius de Moraes para os Estados Unidos.
             Seu primeiro lançamento literário foi em 1941, mas decide viver da escrita em 1957, lançando livros e escrevendo para os jornais.
             Dentre suas obras mais recentes, estão uma biografia de Zélia Cardoso de Mello, de 1991, Os movimentos Simulados, de 2004, entre outros...
             Fernando faleceu no dia 11 de outubro de 2004 em sua casa na luta contra o câncer no fígado.

O Homem Nú

             A crônica "O Homem Nu" de Fernando Sabino, conta a história de um casal que não tem dinheiro para pagar a prestação da televisão. O homem por querer se esconder do cobrador, decide tomar um banho, no entanto, sua mulher Maria já havia se trancado lá. Ainda pelado, decide pegar o pão deixado na porta de seu apartamento, mas com o vento forte que ali estava, empurrou e fechou a porta, deixando-o nu fora de seu apartamento.
             Depois de passar por uma série de frustrações diante aquela situação, sua vizinha quando saia de seu lar, avistou o homem e assim gritou, fazendo com que todos que viviam ali notassem que estava acontecendo alguma coisa.
             Quando finalmente Maria se deu conta, abriu a porta e o homem entrou e se vestiu rapidamente.
             Tempo depois do ocorrido, tocado a campainha, o casal pensou que era a polícia que fora chamado pela vizinhança, mas no fim, era o cobrador.

Aluísio Azevedo

             Aluísio Azevedo foi um escrito brasileiro que nasceu em São Luís, no dia 14 de abril de 1857.
             Preocupado com a realidade cotidiana, seus temas preferidos eram a luta contra o preconceito de cor, o adultério, os vícios e o povo humilde.
             Teve sua morte em Buenos Aires, Argentina no dia 21 de Janeiro de 1913.

O polítipo

             A crônica "O polítipo" de Aluísio Azevedo, conta a história de um homem que acha que seu amigo chamado Boaventura tenha se suicidado.
             No entanto, no necrotério, todos estavam aflitos e agoniados diante aquele cadáver que parecia com um amigo ou familiar de cada um deles, o que acontecia era que todos o confundiam.
             No final das contas, depois de muita discussão, o homem tinha certeza de que aquele era o cadáver de seu amigo Boaventura.

Carlos Drummond de Andrade

             Carlos Drummond de Andrade foi um dos maiores poetas brasileiros do século XX. Nasceu em Itabira de Mato Dentro, interior de Minas Gerais em 1902.
             Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais e em 1946 foi premiado pela Sociedade Felipe de Oliveira, pelo conjunto da obra. Influenciado pelo modernismo, seu estilo poético era cheio de traços de ironia, observações do cotidiano e fatos do dia a dia.
             Carlos teve sua morte no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1987, doze dias depois do falecimento de sua única filha e escritora Maria Julieta Drummond de Andrade.

Conselhos de um velho apaixonado

             A crônica "Conselhos de um velho apaixonado" de Carlos Drummond de Andrade, conta sobre um velho que dá conselhos amorosos para o leitor.
             Esta crônica tem por afinidade, ajudar uma pessoa a encontrar o seu par perfeito e fazer com que aprenda a amar, pois o mesmo é a melhor coisa da vida.
             Sendo a melhor coisa da vida, às vezes nos deixamos passar a pessoa certa sem ao menor percebermos, o que é uma falha, pois estamos perdendo talvez os melhores momentos que alguém poderia passar.

0 comentários: